Até meio que comemorei com um visual novo e a nossa viagem de verão. Vamos ver se dá tudo certo. Torço pra que sim (óbvio né?).
Tá tarde já e eu tô cansado. Então vou colar aqui uma reflexão que eu fiz uns dias atrás:
Eu esperava mais da faculdade, não sabia como era o sistema de ensino daqui. Aqui é tudo muito decoreba e prova oral. Basicamente o que todo mundo faz é decorar e vomitar na hora da prova. Horrível. Mas a facul daqui, pelas influências da Telecom Italia e da FIAT, tem uma parte
interessante de telecom e automação industrial e, o curso de informática em especial, tem uma gama muito grande de especializações (e consequentemente matérias) pra escolher. Realmente comprovei que tudo aqui é muito burocrático e bagunçado, uma desorganização só. Ainda não acredito que eles sobrevivam nessa bagunça. É bem legal ter uma experiência num país estrangeiro (e aqui eles olham pra mim e acham que eu nem sei falar italiano. hahaha), mas aqui tem bastante brasileiro e eu acabo falando muito português e pouco italiano. Além disso, a cultura daqui é bastante parecida com a do Brasil em muitos aspectos, o que facilita a convivência. Eu esperava crescer bastante como pessoa aqui (e não tanto profissionalmente/academicamente).
Crescer como pessoa, ganhar mais independência, eu já consegui muito disso aqui; pra mim já é um objetivo cumprido. Aprender a lidar com uma cultura nova, nem tanto. Não aprendi tanto italiano e percebi que a cultura é mais parecida do que imaginava. A grande diferença é o fato que as lojas de tudo ficam abertas muito pouco. Então se você acorda tarde não consegue fazer lá muitas coisas. E o que eu ganhei e não esperava era profissionalmente. Ter um sistema de avaliação diferente me fez aprender mais e até relaxar mais na hora das provas (afinal, eu não consigo mesmo pontuações muito altas aqui).
2 comentários:
O Koji agora é um homenzinho, mora sozinho na Itália :)
Vai ficar pra sempre, amigo? E quando vai vir me visitar? ;D
Força, cumpadi!
É uma paz diferente e inquietante estar aí... acho que foi o que passei a pensar depois que voltei.
Já dá saudades dessa sensação...
Postar um comentário