segunda-feira, 30 de julho de 2007

6 meses longe de casa

Ontem completei 6 meses fora de casa. Quem iria imaginar que agora eu estaria morando aqui em Torino. E morando de verdade, sozinho, e não como algo breve ou com a família.
Até meio que comemorei com um visual novo e a nossa viagem de verão. Vamos ver se dá tudo certo. Torço pra que sim (óbvio né?).
Tá tarde já e eu tô cansado. Então vou colar aqui uma reflexão que eu fiz uns dias atrás:
Eu esperava mais da faculdade, não sabia como era o sistema de ensino daqui. Aqui é tudo muito decoreba e prova oral. Basicamente o que todo mundo faz é decorar e vomitar na hora da prova. Horrível. Mas a facul daqui, pelas influências da Telecom Italia e da FIAT, tem uma parte
interessante de telecom e automação industrial e, o curso de informática em especial, tem uma gama muito grande de especializações (e consequentemente matérias) pra escolher. Realmente comprovei que tudo aqui é muito burocrático e bagunçado, uma desorganização só. Ainda não acredito que eles sobrevivam nessa bagunça. É bem legal ter uma experiência num país estrangeiro (e aqui eles olham pra mim e acham que eu nem sei falar italiano. hahaha), mas aqui tem bastante brasileiro e eu acabo falando muito português e pouco italiano. Além disso, a cultura daqui é bastante parecida com a do Brasil em muitos aspectos, o que facilita a convivência. Eu esperava crescer bastante como pessoa aqui (e não tanto profissionalmente/academicamente).
Crescer como pessoa, ganhar mais independência, eu já consegui muito disso aqui; pra mim já é um objetivo cumprido. Aprender a lidar com uma cultura nova, nem tanto. Não aprendi tanto italiano e percebi que a cultura é mais parecida do que imaginava. A grande diferença é o fato que as lojas de tudo ficam abertas muito pouco. Então se você acorda tarde não consegue fazer lá muitas coisas. E o que eu ganhei e não esperava era profissionalmente. Ter um sistema de avaliação diferente me fez aprender mais e até relaxar mais na hora das provas (afinal, eu não consigo mesmo pontuações muito altas aqui).

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Visita do Smurf

Pobre Smurf. Veio me visitar há um tempão, já voltou pro Brasil, e eu ainda nem tinha colocado um post pra ele. Mas eu tenho uma desculpa: faltou uma foto boa pra colocar. Bem, na falta de um fotógrafo decente em Milão, fica essa foto aqui:



Valeu Smurf! Mais um ec03 que me visita! E ainda uma visita especial, de alguém voltando pra casa.

Aliás, isso me faz pensar. Será que eu tô numa situação especial aqui? Eu ainda nem comecei a odiar desgostar os italianos! Bem, acho que eu já sabia um pouco do que me esperava. E como será a minha volta?

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Nuova 500

É incrível a relação de Torino com a FIAT. O mero lançamento de um carro fez o centro da cidade parar. Tudo fechado, quatro telões espalhados pelas praças e pequenos eventos o dia todo. De acordo com o jornal, 100mil pessoas nas ruas, tire sua conclusão com essa foto aqui na piazza Vittorio Veneto:


Não vi tanta coisa assim. O show, apesar de ter tido a Lauryn Hill, foi bem fraquinho. E como é possível ter um telão sem ter caixas de som?? Bem, no final ainda tirei uma foto da nova 500, motivo de toda essa bagunça. Praticamente um Ka, né não?



Para saber mais, no Blue Bus: http://www.bluebus.com.br/show.php?p=1&id=77855

domingo, 1 de julho de 2007

Enfim, férias - ou quase

Depois de algumas semanas estudando, finalmente férias. Ou quase isso, já que ainda falta uma prova oral. Mas praticamente. O engraçado é que passou a primavera inteira e eu praticamente só tava fazendo coisas da facul. Pelo menos o verão pode ser melhor aproveitado.

Esse início de férias com dias nublados só dá preguiça. Assim, só me restou assistir filmes e começar a assistir Naruto. Eu que nunca gostei muito de mangá. Mas esse é bem engraçado e tem uma boa historinha. Espero no próximo post já ter feito algo mais interessante. Hehehe...